PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU COMO LUGAR/ESPAÇO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

(Última edição: quinta, 2 Mai 2024, 13:15)

Este estudo investiga as demarcações das políticas educacionais nos Planos Nacionais de Pós-graduação (V e VI PNPG, 2005-2020), documentos e avaliações das áreas de Educação e Ensino (trienais e quadrienais, 2009-2019) e na produção acadêmica, que autorizam tratar a formação stricto sensu como lugar/espaço de formação continuada de professores da educação básica. Utiliza a abordagem qualitativa, desdobrada entre documental-bibliográfica (Richardson, 2012) e estudos de revisão (Vosgerau; Romanowski, 2014). Analisa 22 teses e dissertações, disponíveis virtualmente, no Banco Digital Brasileiro de Teses e Dissertações (BDTD) e na Plataforma Sucupira, defendidas entre os anos 2005 e 2021, que sustentam a formação pós-graduada. Vislumbra compreender as epistemologias que permeiam os textos e examinar os sentidos produzidos acerca da formação nos debates acadêmicos. Argumenta que há um alinhamento entre a racionalidade da política de pós-graduação com a produção acadêmica, teses e dissertações, porém, tomada como espaço para formação, cria, pelos desvios de sua natureza e dos consensos, a ocasião para o desenvolvimento da profissionalidade (Nóvoa, 1991, 2002, 2017; Contreras, 2012). Pressupõe o mestrado e doutorado como bem público e direito dos professores. Como sustentação epistemológica, mobilizou-se a partir de Certeau (1994, 2012, 2015) conceitos como espaço e lugar, operação e teoria, prática, institucionalidade, escrituração de textos, interpretação textual, táticas, estratégias, desvios e ocasião. Os resultados apontam que existem tensões no campo do debate acadêmico e entre concepções epistemológicas acerca da formação de professores em nível stricto sensu. Apontou como real implicado, que as pesquisas analisadas mantêm uma aproximação com as políticas de pós-graduação como ato de produzir efeitos de verdades que ratifiquem sua arguição favorável à pós-graduação para formar professores, sustentadas na racionalidade meritocrática, na lógica do mercado e numa formação praticista. Entretanto, como ocasião, identificou que a formação de professores em nível de pós-graduação, apresenta resultados significativos como valorização e desenvolvimento profissional, articulação entre teoria e prática, qualificação da prática profissional e do ensino, tornando esse lugar, um espaço de formação ao desviar de alguns próprios da política e das racionalidades, produzindo um movimento formativo tático observados em micro estudos. Observou a urgência na atenção a ser dada aos aspectos teórico-metodológicos da produção acadêmica ao necessitar de maior rigor metodológico e de reflexão profícua acerca dos usos de consensos acadêmicos no campo da formação continuada de professores na pósgraduação stricto sensu.

Por Juverci Fonseca Bitencourt

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores / Educação Básica / PósGraduação Stricto Sensu / Produção Acadêmica


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