CONCEPÇÕES DE PLANEJAMENTO DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

(Última edição: quinta, 2 Mai 2024, 12:03)

Neste trabalho investigamos as concepções de planejamento de ensino predominantes na educação brasileira a fim de analisá-las na perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do materialismo histórico-dialético, que foi nosso referencial teórico-metodológico. Para isso, buscamos compreender como a temática destacada se apresenta na pesquisa em educação no Brasil e como cada perspectiva pedagógica predominante na educação brasileira apresenta o planejamento de ensino. Concluímos a partir desses estudos que o ideário pós-moderno é dominante na educação escolar, se traduzindo nas pedagogias do “aprender a aprender”. Estas, precarizam a educação escolar por deslegitimar o ensino, o papel do professor, os conhecimentos historicamente construídos pela humanidade, a importância de sua apropriação, além da negação da necessidade do planejamento de ensino devido ao seu alinhamento aos referenciais pós-modernos.

Por Milena Dos Santos Queiroz Candido

Palavras-chave: Planejamento de ensino / Educação Escolar / Pedagogia histórico-crítica


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