O POEMA CLÁSSICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

(Última edição: quinta, 2 Mai 2024, 11:52)

Baseada na pedagogia histórico-crítica, esta pesquisa aborda o estudo teórico conceitual do poema clássico, compreendendo-o como recurso de um ensino estético-literário que contribui para a emancipação humana. Relacionamos o surgimento do poema à humanização dos órgãos do sentido em uma dinâmica entre a objetivação e a apropriação da cultura humana. Expomos a hostilidade do capitalismo ao grande poema por meio da (1) apresentação da unilateralidade e da automatização do trabalho, presente nesse sistema desde sua gênese ─ na manufatura e na maquinaria e (2) da identificação da síntese de um projeto educacional, que é, em essência, antipoético. Posto isso, defendemos a pedagogia histórico-crítica como um projeto educativo que acumula condições e possibilidades para uma emancipação humana, cuja mediação é a formação omnilateral, – o desenvolvimento humano em suas amplas possibilidades. Evidenciamos, ainda a necessidade de uma prática intencional, planejada, que perspective o mais rico desenvolvimento psíquico dos alunos e a importância da socialização dos saberes clássicos nessa práxis. Por fim, salientamos que, com intuito de elencar contribuições acerca de um ensino histórico-crítico da recepção poética na educação escolar, elegemos o poema: A noite dissolve os homens do poeta Carlos Drummond de Andrade como exemplo de recurso de ensino que almeja o mais rico desenvolvimento humano.

Por Luana Martins Figueiredo

Palavras-chave: Poema clássico / Educação escolar / Pedagogia histórico-crítica


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