AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO

(Última edição: quinta, 2 Mai 2024, 11:51)

Este estudo assume como objetivo geral compreender o papel das relações interpessoais no processo de inclusão de crianças com deficiência em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do sistema municipal de educação de Vitória. Para isso, buscou-se: investigar o papel das relações interpessoais no processo de inclusão de alunos públicoalvo da Educação Especial na escola comum; conhecer o que os profissionais que atuam com esse público entendem e como estabelecem as relações interpessoais em prol do desenvolvimento dos alunos e analisar os processos de inclusão e exclusão escolares a partir das relações interpessoais, bem como seus impactos nos processos de ensino e aprendizagem do público-alvo da Educação Especial. O referencial teórico adotado se baseou nos aportes da Psicologia Sócio-Histórica, tendo em Vigotski o principal interlocutor, considerando a premissa de que o ser humano constitui-se enquanto sujeito na sua relação com o outro social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na forma de um estudo de caso, com a utilização dos seguintes instrumentos metodológicos: observação, diário de campo, entrevistas semiestruturadas, conversas informais e fotografias. Como resultados, constatou-se que as relações interpessoais são um aspecto determinante no processo educacional dos alunos (as) com e sem deficiência, impactando de modo significativo no processo de ensino-aprendizagem. Os dados revelaram dificuldades relacionadas ao processo de relações interpessoais, vivenciadas entre os professores do ensino regular e da Educação Especial, especialmente no que se refere ao planejamento e às trocas de informações sobre os alunos com deficiência ou não. Com base nos achados da pesquisa, argumenta-se que seu desenvolvimento apresenta o potencial de contribuir com o fortalecimento e proposição de práticas educacionais mais inclusivas e democráticas, podendo vir a colaborar para a consolidação tanto da garantia de direitos quanto no âmbito da formação humana, visto que tangencia as relações interpessoais, conceito de suma importância para o ser humano numa perspectiva sócio histórica.

Por Marcia Maria Ferrari

Palavras-chave: Aprendizagem / Educação Especial / Ensino Fundamental / Inclusão Escolar / Processos inclusivos / Relações Interpessoais


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