O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM PROCESSOS DE IMERSÃO NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA CAPES NA UFES

(Última edição: quinta, 2 Mai 2024, 11:50)

Compreender o processo de desenvolvimento da profissionalidade docente de Residentes imersos (as) no contexto do PRP/CAPES da UFES – Campus Goiabeiras/Vitória foi o objetivo primário deste estudo. O PRP é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, desde 2018, sob a articulação da CAPES. O estudo ocorreu numa perspectiva de anúncio, de modo a evidenciar os saberes/conselhos/lições das experiências que, possivelmente, contribuirão com o processo de profissionalização e desenvolvimento da profissionalidade docente dos (as) futuros (as) professores (as), pois, a expectativa é que os (as) Residentes, para além de serem sujeitos do estímulo e da vivência pontual, são, especialmente, sujeitos da experiência. A Narrativa foi utilizada como metodologia de pesquisa e de procedimentos de coleta e de análise de dados. Apesar da investigação não ter a intenção em aprofundar na análise do PRP/CAPES, foram identificados indícios de que o desenvolvimento da profissionalidade docente dos (as) Residentes se compõe com experiências do/no processo de imersão em escolas de educação básica possibilitadas pelo Programa, de modo em que saberes/conselhos/lições da experiência foram evidenciados. Na compreensão almejada, primariamente, o estudo concluiu que houve contribuições do/no processo de imersão de Residentes no contexto do PRP/CAPES na UFES – Campus Goiabeiras/Vitória para o desenvolvimento da profissionalidade docente, tais como: i) ampliação de experiências formativas na dimensão prático-crítico-reflexiva; ii) oportunidade de identificar situações de aprendizagem em práticas de subversão ao instituído; iii) maior segurança no ingresso da profissão; iv) ampliação das relações ético-afetivas com colegas da profissão e com as crianças/estudantes; v) trocas de saberes com a comunidade escolar; vi) possibilidade de reflexão na ação e sobre a ação e; vi) ampliação da capacidade de lidar com as emoções e imprevisibilidades da docência.

Por Dalira Da Fonseca Bittencourt

Palavras-chave: Formação inicial / Profissionalidade docente / Residência Pedagógica / Experiência / Saberes/conselhos/lições da experiência


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