A PROCESSUALIDADE DA GESTÃO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA INTERDEPENDÊNCIA COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL

(Última edição: quinta, 2 Mai 2024, 11:44)

Esta pesquisa propõe uma discussão que aborda a gestão escolar como processo organizativo do espaço escolar. Concebeu-se a escola como instituição que mantém processos de interdependências com o sistema de ensino e com as modalidades da educação, em particular, nosso foco de estudo, a educação especial. A pesquisa buscou inspiração teórica na sociologia figuracional de Norbert Elias (1994, 1998, 2001, 2011, 2018) para analisar a processualidade da gestão da escola de ensino fundamental “Presença” na interdependência com a educação especial. Como questão impulsionadora para esta análise, indagou-se se, como e por que os investimentos públicos tiveram foco e impactaram o atendimento às demandas dos estudantes com deficiência. A pesquisa configurou-se em uma investigação qualitativa, delineada como um estudo de caso de tipo etnográfico. No processo de produção de dados, utilizaram-se a análise documental, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Nossas escolhas desvelaram tensões principalmente no que se refere às expectativas diante dos recursos direcionados aos estudantes público-alvo da educação especial (PAEE), que envolvem o conjunto das normativas municipais, questões específicas oriundas na escola e o seu projeto político-pedagógico (PPP). Tais análises demostraram que os gestores municipais, impulsionados pelas famílias de estudantes com deficiência, promoveram mudanças em suas políticas, no intuito de melhor garantir os diretos dos estudantes público-alvo da educação especial. Em contrapartida, essas mudanças esbarram em questões objetivas no dia a dia da escola, tais como a dificuldade de contratação de professores e profissionais de apoio e problemas relacionados à formação inicial e continuada desses profissionais.

Por Renato Junior Dias Emilio

Palavras-chave: Inclusão escolar / Gestão escolar / Educação especial / Investimento público


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