ENSINO DE CIÊNCIAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL VITÓRIA

(Última edição: quinta, 2 Mai 2024, 11:36)

Esta pesquisa investiga possíveis resultados de uma formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, cujos diálogos discutem relações étnico-raciais no contexto da educação em Ciências. Com enfoque qualitativo de pesquisa-participante, a prática formativa, desenvolvida em uma escola municipal da Serra (ES), apoiou-se no método dialógico freiriano e foi realizada com 21 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na intenção de uma reflexão sobre a práxis docente, a formação continuada possibilitou a construção coletiva de um programa pedagógico, que foi praticado com os estudantes da escola. Para isso, fundamentamos nossos estudos nos pressupostos teóricos de Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes, Elisa Larkin Nascimento, Lilia Schwarcz, Paulo Freire e outros estudiosos do campo da pesquisa. A interpretação dos resultados foi baseada na proposta dialética de Mynaio (2016), por concordarmos que os dados produzidos pela investigação representam uma aproximação da realidade. Como produto educacional deste trabalho, elaboramos um E-book com as vivências da formação, voltado aos profissionais da educação que pretendem desenvolver uma ação educativa com objetivos semelhantes.

Por Franciele Teixeira Da Silva Polez

Palavras-chave: Educação para as relações étnico-raciais / Ensino de Ciências / Formação de professores / Anos Iniciais


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