EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERCURSOS FORMATIVOS NO MUNICÍPIO DE SERRA – ES

(Última edição: quinta, 2 Mai 2024, 11:23)

Este estudo vincula-se à linha de pesquisa Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória. Objetiva analisar as contribuições do curso de formação continuada, ofertado pela Coordenação de Estudos Étnico-Raciais (CEER) da Secretaria de Educação, para a formação de professores do Sistema de Ensino do município de Serra (ES). Esse propósito pautou-se no seguinte problema de pesquisa: quais as contribuições do curso de formação continuada ofertado pela Coordenação de Estudos Étnico-Raciais (CEER) para a formação dos professores do Sistema de Ensino do município de Serra e quais seriam as demandas formativas dos professores egressos, advindas de suas vivências nas escolas? Foram analisadas, no recorte temporário de 2007 a 2022, pesquisas que sob alguns aspectos dialogam com a nossa. Como embasamento teórico, no que tange à formação de professores trilhamos sob a perspectiva das concepções de: Freire (1967, 1987,1996, 2000, 2001); Imbernón (2010, 2011); Tardif (2014); Caprini (2017) e outros. Os estudos de referência para a temática da Formação de Professores e a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) foram de Gomes (2003, 2005, 2012, 2017), Gomes e Silva (2002), Candau (2014) e outros. Optamos pela pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação colaborativa sob o aporte teórico de Thiollent (1986, 2022), Tripp (2005) e Franco (2005). Para a produção de dados, diferentes instrumentos e estratégias foram utilizados: sessão de estudos reflexivos, questionários, observações, registros e avaliação. A análise dos dados deu-se a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e Franco (2021). Esta pesquisa buscou oportunizar aos professores egressos do curso de formação continuada em tela reflexões acerca de suas práticas pedagógicas e as implicações dessas práticas para a valorização da história africana, afro-brasileira e indígena nas escolas serranas, bem como colaborar para um aprofundamento epistemológico no que concerne à educação para as relações étnico-raciais. O produto educacional elaborado, a partir deste trabalho, qual seja, uma proposta de formação continuada sob o caráter de “pós-formação”, enseja contribuir com o desenvolvimento de práticas pedagógicas incorporadas da diversidade étnico-racial e da luta antirracista.

Por Tânia Maria Dos Santos

Palavras-chave:  Educação / Formação de professores / Relações Étnico-Raciais


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