GEOCIÊNCIAS NA ESCOLA: UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA ESTUDAR A CARTOGRAFIA EM UM RECORTE COSTEIRO

(Última edição: quinta, 2 Mai 2024, 10:56)

Esta pesquisa favoreceu a utilização de ferramentas de geotecnologias de informação geográficas para identificação dos fenômenos geográficos. O estudo da mobilidade da linha de costa na pesquisa buscou analisar os problemas no litoral através da cartografia, geologia e geotecnologias com uso de imagens de sensoriamento remoto no ambiente escolar e teve como objetivo o estudo dos impactos sociais e ambientais decorrentes da expansão urbana e estruturas rígidas no litoral da Grande Jacaraípe. Tomou-se por base teórica para o processo de ensino aprendizagem uma Sequência de Ensino Investigativo – SEI que procurou analisar em 6 etapas, conforme Carvalho (2013), para conteúdos envolvendo geociências na escola. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, uma pesquisa participativa, desenvolvida em ambiente escolar, cujos dados foram colhidos no transcurso do desenvolvimento de uma sequência de atividades investigativas. A abordagem das atividades ocorreu a partir da análise de categorias. Como resultados conseguimos desenvolver uma geografia que fosse capaz de compreender os problemas locais no ensino fundamental, dessa forma, rompendo a perspectiva conceitual e tradicional. Como escopo final, elaboramos de um processo didático pedagógico para o ensino de geografia no ensino fundamental envolvendo alunos do 8° ano de modo a propiciar os alunos uma postura ativa e participativa de estudo e pesquisa e produção de conhecimento.

Por Leonardo Teixeira Alves Gusmão

Palavras-chave: Mobilidade da linha de costa / Cartografia / Educação Ambiental / Geotecnologias


» Catálogo de publicações acadêmicas Serranas