AS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES AO SE FAZER A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO

(Última edição: quinta, 2 Mai 2024, 07:26)

Neste trabalho de pesquisa, procuramos entender as diferentes representações ao se fazer a transposição didática do conceito de função, baseados em referenciais teóricos que reconhecem a escola como um espaço não simplesmente repetidor de conhecimentos científicos, mas caracterizado pela produção e transformação de conhecimentos, no qual o processo de ensino-aprendizagem1 da matemática se dá pela compreensão, tratamento e conversão das representações dos objetos matemáticos. Para atingirmos os nossos objetivos, procuramos compreender como o conceito de função foi estabelecido, conhecendo sua construção histórica, refazendo a sua trajetória de produção como saber científico2 e passando pelas propostas de estudiosos e pelas orientações dos PCN para promover a sua transposição didática como objeto de ensino para o ensino médio. Numa linha de pesquisa qualitativa, com um olhar das teorias da didática da matemática de Yves Chevallard, das representações semióticas de Raymond Duval e do rigor do conceito fundamental de função de Bento de Jesus Caraça, analisamos como a construção do conceito de função foi proposta no livro didático adotado pela escola e, por meio de observações de sala de aula, verificamos como se deu, na prática, o desenvolvimento desse conceito e se os professores modelaram situações do cotidiano no estudo do conceito de funções para desenvolver o pensamento variacional3. Vimos que o livro didático adotado não dá elementos fundamentais para a formalização do conceito de função nem os professores utilizam, de forma coordenada, as diversas representações desse conceito quando abordam as representações algébricas, tabelas e gráficos, não possibilitando ao aluno uma aprendizagem significativa de dependência, correspondência, variáveis dependentes e independentes. Por fim, apresentamos recomendações didático-pedagógicas na forma de guia didático que auxiliem o professor na transposição didática do conceito de função.

Por Edson Alkimim

Palavras-chave: Transposição Didática / Representação Semiótica / Conceito de Função / Educação Matemática


» Catálogo de publicações acadêmicas Serranas