PARA ALÉM DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: SABERES-FAZERES MATEMÁTICOS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DO MUNICÍPIO DE SERRA

(Última edição: quinta, 2 Mai 2024, 07:20)

A pesquisa buscou a partir das etapas concluídas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município de Serra, refletir para além do experienciado na Formação Continuada de 2014, chegando ao que foi vivido em um contexto escolar no decorrer do 2º trimestre de 2016. Considerando as contribuições teórico-práticas proporcionadas na/pela formação PNAIC, esta pesquisa procurou investigar de que maneira as relações estabelecidas no processo formativo dialogaram com os saberes-fazeres das professoras alfabetizadoras, tendo como objetivo principal analisar se movimentos tecidos na formação continuada do PNAIC dialogavam com saberes-fazeres matemáticos de um grupo de professoras alfabetizadoras de Serra. Nesse sentido, a pesquisa assumiu um caráter qualitativo e aproximou-se de elementos da pesquisa-ação participativa, de modo à integrar-se aos contextos onde encontramos as alfabetizadoras e seus saberes-fazeres. Em relação à metodologia, a pesquisa desenvolveu-se por meio de observação participante, questionários, diálogos com as alfabetizadoras em seus planejamentos e em ações nas salas de aula, análise documental e imagens. A partir do vivenciado ao longo do percurso, analisamos as seguintes categorias (1) Saberes de professoras alfabetizadoras, (2) Processo reflexivo docente, (3) Saberes-fazeres matemáticos em ambientes de aprendizagem, bem como os seus desdobramentos. Para o Produto Educacional, elaboramos com o grupo de professoras, Sequências Didáticas a partir do projeto institucional da Unidade de Ensino, desenvolvido em ambientes de aprendizagem, abordando conhecimentos matemáticos em diálogo com outras áreas de conhecimento.

Por Viviane Rosa De Lima Ribeiro Castiglioni

Palavras-chave: Matemática / Processo reflexivo / Formação continuada / Saberes docentes


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