O JOGO AWALÉ NA EJA: MUITO MAIS QUE MATEMÁTICA

(Última edição: quinta, 2 Mai 2024, 06:20)

A presente pesquisa teve como objetivo estudar o potencial pedagógico do jogo Awalé como possibilidade na educação matemática, analisando a facilitação da prática de ensino para apropriação das operações básicas por alunos da educação de jovens e adultos nos anos iniciais do ensino fundamental, além da interação com as outras disciplinas e da promoção e valorização da cultura negra, justificada pela Lei 10.639/03 e 11.645/08. A pesquisa está configurada no âmbito do enfoque qualitativo de pesquisa-participante, com o caráter metodológico afrodescendente proposto por Cunha Jr (2006). A análise foi fundamentada na discussão crítico-reflexiva, compreendendo a relação dialógica da pesquisa baseada em Freire (2001). Nossa intervenção pedagógica, inspirada na etnomatemática de D´Ambrósio e na Afroetnomatemática de Cunha Jr, foi realizada com 16 educandos, com idades entre 16 à 73 anos, em uma turma do inicial I (ano I) na EJA noturno no município de Serra (ES), trabalhando a prática do jogo Awalé com enfoque na matemática, em especial nas operações básicas, além de abordar o contexto histórico e cultural que envolve o jogo, proporcionando o diálogo e a interdisciplinaridade, utilizando a cosmovisão africana por meio dos aspectos civilizatórios afro-brasileiros, fundamentados em Oliveira (2003) e Brandão (2006). No que tange a investigação das possibilidades pedagógicas proporcionadas pelo uso dos jogos nos valemos de Grando (2000), e por imersão na história e na cultura estabelecemos uma nova epistemologia de ensino do jogo Awalé. Durante o decorrer de toda a pesquisa, prevaleceu o pensamento freiriano, com vistas à criticidade do ato educativo enquanto político para a valorização dos educandos da EJA e do conhecimento apropriado em suas histórias de vida. O artefato educacional fruto desse trabalho é um livro que tem como finalidade contribuir com outros profissionais que pretendam realizar uma prática da mesma natureza.

Por Joelma dos Santos Rocha Trancoso

Palavras-chave: EJA / Educação matemática / Jogo Awalé / Cosmovisão Africana


» Catálogo de publicações acadêmicas Serranas